Diarreia
A diarreia é uma patologia gastrointestinal e ocorre quando há uma mudança da consistência das fezes, podendo tornar-se líquidas ou pastosas, e quando há um aumento significativo e anormal das evacuações diárias, chegando a cinco ou mais.
Pode causar desidratação indicando que o organismo não consegue manter a quantidade de líquido necessária para realizar suas funções adequadamente. É um problema sério, principalmente em crianças e idosos.
Causas
Há vários tipos de diarreia e normalmente são causadas por vírus ou bactérias, mas também podem estar relacionadas a medicamentos (laxantes e antibióticos), bem como estarem associadas a doenças não infecciosas como a doença de Crohn, doença Celíaca ou intolerância à lactose.
– Infecção bacteriana: adquiridas por alimentos e bebidas contaminadas.
– Infecção viral: por rotavírus, vírus Norwalk, citomegalovirus, vírus herpes simplex, e vírus da hepatite.
– Intolerância alimentar: algumas pessoas não são capazes de digerir determinados componentes de alimentos como a lactose (açúcar do leite).
– Parasitas: adquiridas por alimentos e bebidas contaminados.
– Reações a medicamentos: como antibióticos, antihipertensivos e antiácidos contendo magnésio.
– Doenças intestinais: como as doenças inflamatórias intestinais ou doença celíaca.
– Distúrbios intestinais funcionais: como a síndrome do intestino irritável.
Sintomas
– Dor abdominal (cólica)
– Estufamento
– Náusea
– Urgência de evacuar
– Muco ou sangue nas fezes (nem sempre presente)
– Febre
Tipos de diarreia
A diarreia pode ser aguda (curto tempo) ou crônica (longo tempo). A forma aguda, a qual geralmente perdura por um tempo inferior a 4 semanas é causada na maioria das vezes por bactéria, vírus ou infecção parasitária.
Já a crônica perdura por um tempo superior a 4 semanas e está relacionada a desordens funcionais como a síndrome do intestino irritável ou doenças como a doença celíaca e as doenças inflamatórias intestinais.
A diarreia com sangue pode acontecer devido a gastroenterites e indicar lesão na mucosa intestinal. Em alguns casos, é decorrência de fissuras anais ou até mesmo de hemorróidas. Sempre procure atendimento médico nesse caso.
Tratamento
A diarreia constante e longa deve ser motivo de alerta. Se ultrapassar o período de 14 dias é preciso procurar um médico gastroenterologista. Além da desidratação e da perda de nutrientes, a condição pode indicar algum problema de saúde que precisa ser investigado e tratado.
Está indicada a reposição de líquidos (hidratação), e medicamentos para cessar a diarreia são indicados em situações especiais, portanto não devem ser utilizados sem orientação médica pois podem agravar casos de diarreia infecciosa (vírus, bactérias, parasitas).
