Esôfago de Barrett
O refluxo gastroesofágico é uma doença que faz com que os conteúdos do estômago, como o suco gástrico e os alimentos ingeridos pelo paciente, retornem pelo esôfago, causando uma série de sintomas.
Ao longo do tempo, a inflamação crônica gerada pelo refluxo pode causar alterações nas células do esôfago. Chamamos essas alterações de metaplasia de Barrett.
Sabemos que o esôfago de Barrett é um potencial fator de risco para o desenvolvimento do câncer de esôfago e precisa ser monitorado por um especialista.
Causa
O esôfago de Barrett é considerado uma complicação do refluxo gastroesofágico e é também um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de esôfago.
Sintomas
Os sintomas podem ser similares aos sintomas de refluxo gastroesofágico, podemos destacar:
– Náusea
– Dor no peito
– Azia ou queimação
– Arrotos constantes
– Gosto ruim ou amargo na boca
– Tosse frequente
– Rouquidão
Tratamento
O médico gastroenterologista é o mais indicado para diagnóstico e tratamento do esôfago de Barret. Após levantada a suspeita da patologia, o médico solicita a realização de uma endoscopia digestiva alta para confirmar o diagnóstico.
O tratamento do esôfago de Barrett envolve o controle do refluxo gastroesofágico. Assim, o paciente pode fazer uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago.
Além disso, o tratamento do esôfago de Barrett pode envolver mudanças na dieta e no estilo de vida do paciente.
