Intolerância à Lactose
A lactose é um tipo de açúcar presente em leite e derivados, como queijos, leite condensado e creme de leite. A intolerância à esse açúcar pode provocar sintomas desconfortáveis como dor de estômago e diarreia.
Causas
No indivíduo com intolerância à lactose, o organismo é incapaz de produzir uma enzima chamada lactase, que é a responsável por digerir e decompor a lactose. Assim, o alimento ingerido chega ao intestino grosso sem ser digerido e acaba causando uma série de desconfortos gastrointestinais.
Tipos de intolerância à lactose
– Intolerância congênita: quando o bebê já nasce incapaz de digerir a lactose.
– Intolerância primária: onde aos poucos, o paciente vai perdendo a capacidade de digerir a lactose, podendo surgir a partir da adolescência até o final da vida adulta.
– Intolerância secundária: afeta pacientes que já possuem algum distúrbio gastrointestinal, como a doença de Crohn ou a doença celíaca.
Diagnóstico
O diagnóstico da intolerância à lactose pode ser feito por meio de um teste, ministrando ao paciente uma dose de lactose em jejum e depois de uma janela de tempo determinada realiza um exame de sangue, que vai checar os níveis de açúcar no sangue.
Se o paciente estiver com os níveis inalterados, ele possui intolerância à lactose.
Sintomas
– Cólica abdominal
– Diarreia
– Flatulência (gases)
– Barriga inchada
– Náusea
– Estufamento
– Assaduras
– Ardência no ânus
Tratamento
O recomendado é suspender o consumo de leite e seus derivados, para evitar os sintomas causados pela condição clínica.
Dependendo do grau de intolerância à lactose, o paciente pode ter que fazer o uso de suplementos com lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose. A enzima é como um medicamento, que deve ser ingerido antes que o paciente coma alimentos com lactose.
Em alguns casos, também pode ser recomendada alterações e substituições na dieta dos pacientes.
