Doença do Refluxo Gastroesofágico
A doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando os episódios se repetem de forma crônica. Nesta patologia, o conteúdo presente no estômago (ácidos que fazem parte da digestão, a bile e as comidas parcialmente digeridas) reflui para o esôfago, ao invés de permanecer no estômago e seguir para o intestino.
Sintomas
– Regurgitação (sensação de que o conteúdo do estômago sobe pela garganta)
– Dor no peito
– Azia
– Dor ou queimação no estômago
– Tosse seca
– Rouquidão
– Náusea ou enjôo
Devido a sua frequência, a doença pode desenvolver complicações posteriores pela constante exposição do esôfago e da garganta aos conteúdos estomacais, tais como inflamações como otite (inflamação no ouvido), sinusite (inflamação dos sinos), faringite ou laringite (inflamação na garganta). O paciente também pode apresentar problemas na boca, como erosão dentária, onde o esmalte dos dentes é prejudicado devido à exposição aos ácidos e a presença de aftas e feridas na boca, além de mau hálito.
Tratamento
O tratamento da doença do refluxo gastroesofágico é feito por um médico especialista em gastroenterologia, que irá considerar as causas da doença. Se o paciente possui, por exemplo, uma hérnia de hiato que faz com que ele apresente o refluxo, pode ser necessário a realização de uma intervenção cirúrgica para corrigir a hérnia.
Na maioria dos casos, o paciente precisará realizar uma mudança em seu estilo de vida, perdendo excesso de peso ou mesmo alterando sua alimentação para evitar a ativação de episódios de refluxo gastroesofágico.
