Doença Celíaca
A doença Celíaca é uma patologia autoimune em que o organismo reage excessivamente quando a pessoa consome alimentos com glúten, como trigo, centeio, cevada e alguns tipos de aveia. Pessoas com essa predisposição genética podem apresentar graves sintomas, pois o corpo produz anticorpos que agridem o intestino.
Causas
Ainda que as causas não sejam específicas, sabe-se que a doença pode ter origem genética ou pela permeabilidade intestinal alterada, e ambos fatores podem coexistir.
Sintomas
– Desconforto abdominal
– Estufamento
– Excesso de gases
– Fraqueza
– Falta de apetite
– Anemia
– Irritabilidade
– Dor de estômago
– Diarreia ou prisão de ventre
– Perda ou dificuldade para ganhar peso
– Tontura
– Enxaqueca crônica
– Coceiras ou bolhas na pele
– Dores musculares
– Dificuldade para se concentrar
– Osteoporose
– Baixa absorção de nutrientes
– Neuropatia periférica (formigamento, dormência ou dor nas mãos e pés)
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por exame de sangue e biópsia do intestino por meio de endoscopia.
Tratamento
O controle da doença é feito com uma dieta sem glúten, já que quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. Deve-se evitar alimentos que contenham trigo e derivados (pães, tortas, massas, pizzas). Produtos com centeio, malte e cevada também devem ser excluídos da dieta (pães, cerveja e bebidas alcoólicas).
É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade. Em casos extremamente raros, é possível fazer o uso de corticoides e imunossupressores.
